segunda-feira, 18 de julho de 2016

As frutas

As frutas são essenciais para a saúde, pois protegem o nosso organismo contra doenças.

Comer uma fruta em cada refeição faz bem.

SALADA DE FRUTAS

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • FRUTAS DIVERSAS
  • LEITE CONDENSADO
  • RECIPIENTE DE PLÁSTICO
  • COLHER
  • VASILHA E TALHER PARA COMER.  
PROCEDIMENTO:

  • LAVAR AS FRUTAS
  • DESCASCAR E PICAR AS FRUTAS,
  • DEPOIS, DEVE COLOCAR TODOS OS PEDAÇOS NO RECIPIENTE DE PLÁSTICO JUNTAMENTE COM LEITE CONDENSADO E MISTURAR COM CUIDADO.
  • SIRVA GELADO.

domingo, 10 de julho de 2016

A necessidade de comunicação

---------------------------------------------------------------
  Os meios de comunicação são muito importantes para as atividades econômicas, pois facilitam a troca de informações. A evolução da tecnologia possibilitou grandes avanços na comunicação.
---------------------------------------------------------------



   

Energia eólica






Tianguá- CE
 Energia eólica é a transformação da energia do vento em energia útil, tal como na utilização de aerogeradores para produzir eletricidade e moinhos de vento.
            Principais vantagens da energia eólica:
  • É uma tecnologia inesgotável;
  • Não emite gases poluentes e não gera resíduos;
  • Os parques eólicos podem ser utilizados também para outros meios, como a agricultura e a criação de gado;
  • Não requer uma manutenção frequente, uma vez em sua revisão e semestral.

A maior folha do mundo - Coccoloba

A maior folha do mundo e capaz de fazer fotossíntese sem a luz do sol. É tão grande que pode até cobrir um homem inteiro , o nome desta folha é Coccoloba.

  • Comprimento: 2,5m
  • Largura: 1,44m.
  • Peso: 800 gramas.
  • Planta nativa da floresta Amazônia.

sábado, 9 de julho de 2016

O cacto

 


A folha é a parte da planta que tem funções de realizar a respiração, eliminar água por meio da fotossíntese. Existem vários tipos de folhas formatos e colorações diferentes.Há plantas que perdem as folhas na estação mais seca do ano e desenvolvem novas folhas na próxima estação das chuvas.Os cactos são plantas que vivem em ambientes secos como a caatinga. Eles possuem todas as partes de uma planta que produz fruto, porém suas folhas estão modificadas em forma de espinhos.

Cacto na vegetação nordestina (CE)
 
 




Goiabeira

A goiabeira pertence a um grupo de plantas que tem raiz, caule, flor, fruto e semente. A maioria das flores dessas plantas é colorida, vistosa e perfumada e contem as estruturas de reprodução. Uma parte da flor origina a fruto que foi a última estrutura que surgiu durante a evolução das plantas. O fruto tem as funções de guardar a semente e de adubar o solo, o que permite que ela germine.

Variação: Goiaba araçá
Foto. Jacy Santos

Foto. Jacy Santos
O araçá é uma fruta que possui espécies variadas. O nome araçá vem do tupi e significa “planta que tem olhos”, em alusão às suas sépalas, que dão a aparência de um olho no fruto. É uma planta arbustiva, cujo fruto tem o sabor bem parecido com o da goiaba, embora seja um pouco mais ácido e com perfume mais marcante.* 


Fonte:
*https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/araca.htm









As plantas


   As plantas são seres vivos pluricelulares, isto é, são formadas por muitas células. Elas têm clorofila, que é um pigmento verde  muito importante para a realização da fotossíntese. Por meio deste processo, as plantas produzem o próprio alimento denominadas  autótrofas.
   Existe uma grande variedade de plantas que vivem na água, no solo e até fixadas em outras plantas. Assim como os animais, elas se adaptam a diferentes ambientes. Há plantas que vivem em ambientes com pouca luz e outras que precisam de uma grande intensidade de luz para realizarem a fotossíntese.
As plantas não são todas iguais, por isso, são classificadas em diferentes grupos. As mais simples são os musgos que são encontrados em lugares úmidos. Essas plantas são muito pequenas e não possuem raiz, caule e folhas verdadeiras. Como não possuem raiz, elas precisam absorver água e sais minerais do ambiente em que vivem por meio de suas células.

 --------------------------------------------------------------------

Coentro

O coentro, cujo nome científico é Coriandrum sativum, tem sua origem ainda desconhecida. Entretanto, algumas pesquisas indicam que esta tradicional planta pode ser proveniente do norte da África.

Esta planta é cultivada anualmente em grandes quantidades, por isso está disponível em todas as estações do ano. Possui talos pontiagudos, caracterizados também por seus tamanhos que variam de 40 a 60 cm, e suas folhas possuem estruturas compostas.

 
O coentro é utilizado como uma especiaria que dá sabor na gastronomia de todo o mundo. Entretanto, em algumas regiões como o sudeste asiático e na América Latina, esta especiaria está muito presente na culinária. Quase todas as suas partes são comestíveis, contudo são as folhas as mais utilizadas, pois possuem um sabor forte que ajuda a marinar os alimentos. Ele pode ser consumido de várias formas, e mesmo sendo mais habitual a ingestão de suas folhas, a preparação de infusões também pode ser uma forma de consumi-lo.
Contribuições nutricionais do coentro
Esta planta possui propriedades curativas utilizadas pela medicina alternativa, pois é rica em óleos que estimulam a saúde do sistema digestivo, ajudando no seu funcionamento normal. É muito efetiva no combate da falta de apetite causada por doenças do sistema digestivo ou no caso de um desequilíbrio do pH normal das paredes estomacais. O coentro possui uma composição nutricional bastante interessante, já que também é uma rica fonte de vitaminas que beneficiam o corpo, como as vitaminas A, B, C, e K. Além disso, esta planta possui um grande depósito de minerais, como o potássio e o ferro.
Composição nutricional por cada 100 gramas de coentro
• Vitamina A: 0.123 mg.
• Vitamina B1: 0.239 mg.
• Vitamina B2: 0.290 mg.
• Vitamina B3: 2.130 mg.
• Vitamina C: 21 mg.
• Cálcio: 709 mg.
• Ferro: 16.32 mg.
• Magnésio: 330 mg.
• Fósforo: 409 mg.
• Potássio: 1.267 mg.
• Sódio: 35 mg.
• Zinco: 4.70 mg.

Propriedades do coentro
Uma grande propriedade a destacar do coentro é que esta planta é bastante efetiva no tratamento de pessoas que sofreram intoxicação por metais, que comumente são depositados na água pelas indústrias. Estes casos são frequentes em países com alto índice de industrialização. Os elementos químicos presentes na planta possuem a capacidade de fixarem-se nas partículas metálicas, beneficiando e acelerando assim o processo de desintoxicação, o que ajuda  no tratamento. A retenção de fluidos no sistema respiratório pode ser visto como um problema de saúde bastante irritante, mas o coentro funciona como um poderoso expectorante natural, basta realizar um chá ou uma infusão com as folhas. Esta preparação resulta benefícios também para mulheres em período de lactação,pois aumenta a produção de leite nas glândulas mamárias e seus nutrientes são absorvidos pelo bebê.
Outras incríveis propriedades do coentro
•  Funciona como agente refrescante, sendo utilizado no combate da mau hálito.
• As mulheres podem tê-lo  na sua lista de alimentos naturais que ajudam no combate as dores menstruais. As propriedades do coentro minimizam esses sintomas, o que melhorará seu dia.
• O coentro possui propriedades relaxantes, as quais podem ser utilizadas em tratamentos antiespasmódicos, inclusive chegando a melhorar o trânsito intestinal.
•  As substâncias contidas na planta possuem qualidades antibióticas e antibacterianas, o que faz com que ela possa ser empregada no tratamento de feridas, ajudando na higienização e recuperação.
•  O uso do coentro estimula a atividade cerebral, além do que o sistema nervoso vê-se influenciado positivamente por esses efeitos. Isso contribui para um melhor rendimento mental, o que ajuda na realização de muitas atividades diárias.


* Crédito das fotos: Jacy Santos 
Texto retirado do site:
http://melhorcomsaude.com/propriedades-coentro-que-talvez-voce-nao-conheca/

Fruta: ata

Nomes populares: Anona, araticum, ata, cabeça-de-nego, condessa, coração-de-boi, pinha; sugar apple, custard apple e sweetsop (inglês); pomme cannelle (francês), annona (italiano); anona e chirimoya verrugosa (espanhol); gandhagatra e shubba (sánscrito); ramphal, sharifah e sitaphal (hindú).
A ata pertence à família Annonaceae, gênero Annona, que inclui em torno de 120 gêneros e por volta de 2000 espécies. A espécie Annona squamosa produz frutos delicados, considerados dos melhores do gênero. A ata é também conhecida como pinha e fruta-do-conde no Brasil, anona blanca, sweetsop, anon, anona, rinon, atta del Brasil, srikaya, atis, etc..

CULTIVO
• Plantio: o ano todo, dependendo da possibilidade de irrigação e da região; prefira os meses chuvosos.
 
• O solo para o cultivo da fruta-do-conde deve ser de textura leve, bem drenado, farto em matéria orgânica, profundo e um pouco ácido. No mínimo 30 dias antes do plantio, abra covas de 60 x 60 x 60 centímetros, com espaçamentos que podem variar de 4 x 2 metros (pomares com alto grau de tecnificação) a 7 x 5 metros (plantios menos tecnificados). Adube com 20 litros de esterco de curral curtido, 600 gramas de superfosfato triplo, 200 gramas de cloreto de potássio e 200 gramas de calcário dolomítico. Acrescente ainda dez gramas de bórax e 20 gramas de sulfato de zinco, caso esses micronutrientes sejam insuficientes no solo.

• Clima: quente; não tolera geadas nem temperaturas baixas
 Para plantar, dê preferência a mudas enxertadas adquiridas de viveiristas credenciados, que tenham matrizes de seleções superiores. Pomares formados por sementes, além de serem heterogêneos e demorarem mais para produzir, são mais vulneráveis ao ataque de pragas e doenças de raízes e de colo. Durante o crescimento das árvores, faça podas e também uma suplementação de nutrientes (NPK).

• O desenvolvimento da planta vai bem sob temperaturas elevadas (mínimo de dez a 20 graus e máxima de 22 a 28 graus), com precipitação perto de mil milímetros ao ano. Para garantir a produção, evite regiões com excesso de chuvas no período de florescimento e maturação dos frutos. Também geadas e grandes oscilações do clima são prejudiciais à cultura. A árvore é alvo de invasores como brocas, ácaros e cochonilhas.

De acordo com Braga (1960), a ateira é uma planta americana, talvez originária das Antilhas e regiões circunvizinhas. As Anonáceas são fruteiras tipicamente de clima tropical, apresentam boas perspectivas econômicas para a região Nordeste do Brasil, por serem culturas altamente adaptadas às condições locais e produzirem frutos a partir do mês de janeiro, suprindo parte da capacidade ociosa da indústria de suco de caju.
Segundo dados do IBGE (2000), em 1996 o Nordeste participou com 87,27% da produção brasileira, dos quais 18% foram de Pernambuco, Estado que apresenta grande potencial para o cultivo de pinha sob irrigação. 
As frutas são geralmente consumidas in natura, porém podem ser processadas na forma de sucos, doces e sorvetes. Pode-se fazer uma excelente bebida quando associase a polpa de pinha com leite. De acordo com Leal (1990) a polpa é usada também para sorvetes, ou na fabricação de bebidas fermentadas. O chá feito das folhas serve como laxante, e há registro na literatura do uso das sementes com propriedades inseticidas. 

USO MEDICINAL
Rica em vitamina C e do complexo B, proteínas, carboidratos, cálcio, fósforo e ferro; na medicina popular, as folhas são usadas para o tratamento de convulsões e colites, e os frutos, para debilidade geral.

* Crédito das fotos: Jacy Santos
Texto retirado do site:http://belezadacaatinga.blogspot.com.br/2012/04/ata-annona-squamosa-l.html

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Transpiração das plantas


Transpiração é a perda de água sob a forma de vapor.É a dessa forma que uma parte da água absorvida pela planta passa para o ambiente.As folhas são os órgãos nos quais ocorre a maior parte da transpiração,que é mais intensa durante o dia por causa do calor.

Investigação da transpiração das plantas

Material

1 vaso com uma planta.
1 saco plástico transparente.
Barbante para amarrar o saco plástico.

Procedimento

ü Coloque o saco sobre o vaso de modo a envolver somente algumas folhas.
 

ü Coloque o experimento ao sol, durante algumas horas.

Quando acabar vai observa que tem pequenas partículas de água dentro do saco plástico.


Nesta experiência observou-se que a transpiração é um processo de eliminação de água das plantas sob a forma de vapor.

* Crédito das fotos: Jacy Santos

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Jambo

NOME CIENTÍFICO
Sysygium malaccense (L.) Merr. & L.M. Perry

NOME POPULAR: Jambo, jambo-vermelho
  
FAMÍLIA
Myrtaceae

CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS:
ÁRVORE: porte mediano, de até 20 m de altura, de copa piramidal, densamente ramificada já desde 1,5-2,0 de altura.
Possui folhas grandes verde-escuras e muito brilhantes. Por oferecerem boa sombra, beleza e frutos doces e perfumados, os jambeiros-vermelhos podem ser utilizados como árvore ornamental.

TRONCO:  reto, de casca clara.

FOLHAS:  simples, ovais, de 10-30 cm de comprimento, de coloração verde-escura e brilhante, sustentada por hastes grossas e vermelhas de 2-10 cm de comprimento.

FLORES: vistosas, vermelhas, de 4 pétalas de 7-11 mm de comprimento, totalizando cerca de 1 cm de diâmetro, dotadas de numerosos e longos estames, afixadas em grupo diretamente nos galhos.Tem sua floração de agosto a fevereiro.


FRUTO: em forma de pera, vermelho quando maduro, de aproximadamente 7 cm de comprimento, de casca fina e polpa branca, suculenta, crocante, comestível e levemente adocicada, dotado de 1 única semente. Frutifica de janeiro a maio, mas não é raro encontrarmos árvores frutificando fora desse período.







SEMENTE:  grande, globosa, de 1,6-2 cm de diâmetro, de textura carnosa, castanho-clara no exterior e verde no interior.

FLORAÇÃO:  ocorre entre os meses de agosto e fevereiro. Os frutos amadurecem no período janeiro-maio.
USO/ÁRVORE: de vida longa, nativa da Índia e da Malásia, não suporta lugares frios, oferece boa sombra e é bastante ornamental quando florida. Árvore, bastante comum em pomares pelo país, é utilizada na arborização urbana na região Norte.

USO/OUTRAS UTILIDADES:  o fruto é consumido cru, sendo recomendado para compor saladas. Na Ásia faz-se conservas picantes com o fruto, e em Porto Rico, vinho de jambo. O uso medicinal nos países de origem prevê mascar as folhas ou ingerir a infusão das folhas maceradas, ou das cascas, para combater infecções da boca, da garganta e do estômago, tosse, bronquite e prisão-de-ventre. Também a seiva tem propriedade secativa e os preparados das raízes trazem alivio a coceiras e a inchaço, bem como tratam disenteria. No Brasil, além de muitas dessas funções, os medicamentos à base de jambo ainda combatem a diabetes, o catarro, a dor de cabeça e à enxaqueca.


PRODUÇÃO DE MUDAS:  Para que se consiga fazer mudas de jambo-vermelho, a semente da fruta deve ser semeada tão logo seja retirada da polpa.Coloque as sementes para germinar a 4 cm de profundidade na terra, em recipientes individuais, ou canteiros, contendo substrato organo-arenoso e mantenha-os em ambiente claro a ensolarado. A germinação também é possível à sombra, mas toma mais tempo. A emergência ocorre em 4-6 semanas e a taxa de germinação é alta para sementes frescas. As mudas em 8 meses, com 35 cm de altura ou maior, devem ser transplantadas para local definitivo.




* Crédito das fotos: Jacy Santos
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/jambo-vermelho.htm
http://www.umpedeque.com.br/arvore.php?id=698

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Siriguela


A siriguela é fonte de carboidratos, além de ter um sabor muito doce ela é considerada uma excelente fonte de energia, principalmente para as pessoas que fazem atividades físicas. Essa árvore se multiplica de uma forma mais fácil através de sementes, se multiplicando com o uso de estacas de mais ou menos trinta centímetros de altura. A siriguela é frequentemente encontrada em territórios do Nordeste do Brasil, além de ser cultivada no estado de São Paulo. Podemos encontrar a siriguela também no sudeste da Ásia, na qual fornece frutos sem sementes. Essa árvore tem tamanho mediano e chega a alcançar em média 7 metros de dimensão, essa árvore é cheia de ramos que tendem a se desenvolver próximo, as suas folhas são compostas, seus frutos se formam em cachos ou de maneira isolada.




Benefícios da Siriguela
Nome científico: Spondias purpurea.
Nomes populares : ameixa-da-espanha, cajá vermelho e ciroela.
Espécie: planta da familia das anacardiáceas que é original da América Central e a América do Sul.


Dessa planta existem mais de 18 espécies, que podem ser encontradas no nosso país. A árvore da siriguela, passa a se frutificar nos meses de outubro e novembro, e a sua colheita pode ser feita em dezembro até o mês de janeiro. Esse fruto é popular nas seguintes regiões : Nordeste do Brasil, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e no Distrito Federal. Existem inúmeras formas de consumir a siriguela, como : na forma de sorvete, a fruta natural e preparar o suco da fruta. Além de um sabor maravilhoso, a siriguela é rica em : carboidratos, cálcio, fósforo e ferro, as vitaminas A, B e C.
Fruto em processo de amadurecimento
Fruto madura tem sabor adocicado


A siriguela é indicada nos seguintes tratamentos:
• No alívio de espasmos;
• No tratamento da diarreia;
• No tratamento da disenteria;
• Alivia os sintomas da febre;
• Previne os gases;
• Auxilia os tratamentos de anemias
• Fortalece a imunidade
• Trata inflamações;
• Faz a limpeza de feridas;
• Trata queimaduras;
Fruto verde tem sabor cítrico

É fonte rica em vitaminas A, B e C, além, de conter um alto teor de cálcio, fósforo e ferro. Além de ser composta por antioxidantes, substâncias que agem combatendo os radicais livres, moléculas que podem gerar doenças e até mesmo tumores. Quando relacionamos siriguela a tumores, ainda não se sabe se existe nessa fruta, valores consideráveis de antioxidantes para prevenir a doença. Uma coisa é certa, a siriguela ajuda no tratamento de complicações intestinais. Pois essa fruta contém uma enorme quantia de fibras, que ajudam com o desempenho do intestino e ajuda a reduzir as taxas de colesterol.




*Crédito das fotos: Jacy Santos

Fonte bibliográfica:
http://beneficiosnaturais.com.br/siriguela-beneficios-e-propriedades/