quinta-feira, 9 de junho de 2016

Siriguela


A siriguela é fonte de carboidratos, além de ter um sabor muito doce ela é considerada uma excelente fonte de energia, principalmente para as pessoas que fazem atividades físicas. Essa árvore se multiplica de uma forma mais fácil através de sementes, se multiplicando com o uso de estacas de mais ou menos trinta centímetros de altura. A siriguela é frequentemente encontrada em territórios do Nordeste do Brasil, além de ser cultivada no estado de São Paulo. Podemos encontrar a siriguela também no sudeste da Ásia, na qual fornece frutos sem sementes. Essa árvore tem tamanho mediano e chega a alcançar em média 7 metros de dimensão, essa árvore é cheia de ramos que tendem a se desenvolver próximo, as suas folhas são compostas, seus frutos se formam em cachos ou de maneira isolada.




Benefícios da Siriguela
Nome científico: Spondias purpurea.
Nomes populares : ameixa-da-espanha, cajá vermelho e ciroela.
Espécie: planta da familia das anacardiáceas que é original da América Central e a América do Sul.


Dessa planta existem mais de 18 espécies, que podem ser encontradas no nosso país. A árvore da siriguela, passa a se frutificar nos meses de outubro e novembro, e a sua colheita pode ser feita em dezembro até o mês de janeiro. Esse fruto é popular nas seguintes regiões : Nordeste do Brasil, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e no Distrito Federal. Existem inúmeras formas de consumir a siriguela, como : na forma de sorvete, a fruta natural e preparar o suco da fruta. Além de um sabor maravilhoso, a siriguela é rica em : carboidratos, cálcio, fósforo e ferro, as vitaminas A, B e C.
Fruto em processo de amadurecimento
Fruto madura tem sabor adocicado


A siriguela é indicada nos seguintes tratamentos:
• No alívio de espasmos;
• No tratamento da diarreia;
• No tratamento da disenteria;
• Alivia os sintomas da febre;
• Previne os gases;
• Auxilia os tratamentos de anemias
• Fortalece a imunidade
• Trata inflamações;
• Faz a limpeza de feridas;
• Trata queimaduras;
Fruto verde tem sabor cítrico

É fonte rica em vitaminas A, B e C, além, de conter um alto teor de cálcio, fósforo e ferro. Além de ser composta por antioxidantes, substâncias que agem combatendo os radicais livres, moléculas que podem gerar doenças e até mesmo tumores. Quando relacionamos siriguela a tumores, ainda não se sabe se existe nessa fruta, valores consideráveis de antioxidantes para prevenir a doença. Uma coisa é certa, a siriguela ajuda no tratamento de complicações intestinais. Pois essa fruta contém uma enorme quantia de fibras, que ajudam com o desempenho do intestino e ajuda a reduzir as taxas de colesterol.




*Crédito das fotos: Jacy Santos

Fonte bibliográfica:
http://beneficiosnaturais.com.br/siriguela-beneficios-e-propriedades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário