sexta-feira, 10 de junho de 2016

Jambo

NOME CIENTÍFICO
Sysygium malaccense (L.) Merr. & L.M. Perry

NOME POPULAR: Jambo, jambo-vermelho
  
FAMÍLIA
Myrtaceae

CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS:
ÁRVORE: porte mediano, de até 20 m de altura, de copa piramidal, densamente ramificada já desde 1,5-2,0 de altura.
Possui folhas grandes verde-escuras e muito brilhantes. Por oferecerem boa sombra, beleza e frutos doces e perfumados, os jambeiros-vermelhos podem ser utilizados como árvore ornamental.

TRONCO:  reto, de casca clara.

FOLHAS:  simples, ovais, de 10-30 cm de comprimento, de coloração verde-escura e brilhante, sustentada por hastes grossas e vermelhas de 2-10 cm de comprimento.

FLORES: vistosas, vermelhas, de 4 pétalas de 7-11 mm de comprimento, totalizando cerca de 1 cm de diâmetro, dotadas de numerosos e longos estames, afixadas em grupo diretamente nos galhos.Tem sua floração de agosto a fevereiro.


FRUTO: em forma de pera, vermelho quando maduro, de aproximadamente 7 cm de comprimento, de casca fina e polpa branca, suculenta, crocante, comestível e levemente adocicada, dotado de 1 única semente. Frutifica de janeiro a maio, mas não é raro encontrarmos árvores frutificando fora desse período.







SEMENTE:  grande, globosa, de 1,6-2 cm de diâmetro, de textura carnosa, castanho-clara no exterior e verde no interior.

FLORAÇÃO:  ocorre entre os meses de agosto e fevereiro. Os frutos amadurecem no período janeiro-maio.
USO/ÁRVORE: de vida longa, nativa da Índia e da Malásia, não suporta lugares frios, oferece boa sombra e é bastante ornamental quando florida. Árvore, bastante comum em pomares pelo país, é utilizada na arborização urbana na região Norte.

USO/OUTRAS UTILIDADES:  o fruto é consumido cru, sendo recomendado para compor saladas. Na Ásia faz-se conservas picantes com o fruto, e em Porto Rico, vinho de jambo. O uso medicinal nos países de origem prevê mascar as folhas ou ingerir a infusão das folhas maceradas, ou das cascas, para combater infecções da boca, da garganta e do estômago, tosse, bronquite e prisão-de-ventre. Também a seiva tem propriedade secativa e os preparados das raízes trazem alivio a coceiras e a inchaço, bem como tratam disenteria. No Brasil, além de muitas dessas funções, os medicamentos à base de jambo ainda combatem a diabetes, o catarro, a dor de cabeça e à enxaqueca.


PRODUÇÃO DE MUDAS:  Para que se consiga fazer mudas de jambo-vermelho, a semente da fruta deve ser semeada tão logo seja retirada da polpa.Coloque as sementes para germinar a 4 cm de profundidade na terra, em recipientes individuais, ou canteiros, contendo substrato organo-arenoso e mantenha-os em ambiente claro a ensolarado. A germinação também é possível à sombra, mas toma mais tempo. A emergência ocorre em 4-6 semanas e a taxa de germinação é alta para sementes frescas. As mudas em 8 meses, com 35 cm de altura ou maior, devem ser transplantadas para local definitivo.




* Crédito das fotos: Jacy Santos
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/jambo-vermelho.htm
http://www.umpedeque.com.br/arvore.php?id=698

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Siriguela


A siriguela é fonte de carboidratos, além de ter um sabor muito doce ela é considerada uma excelente fonte de energia, principalmente para as pessoas que fazem atividades físicas. Essa árvore se multiplica de uma forma mais fácil através de sementes, se multiplicando com o uso de estacas de mais ou menos trinta centímetros de altura. A siriguela é frequentemente encontrada em territórios do Nordeste do Brasil, além de ser cultivada no estado de São Paulo. Podemos encontrar a siriguela também no sudeste da Ásia, na qual fornece frutos sem sementes. Essa árvore tem tamanho mediano e chega a alcançar em média 7 metros de dimensão, essa árvore é cheia de ramos que tendem a se desenvolver próximo, as suas folhas são compostas, seus frutos se formam em cachos ou de maneira isolada.




Benefícios da Siriguela
Nome científico: Spondias purpurea.
Nomes populares : ameixa-da-espanha, cajá vermelho e ciroela.
Espécie: planta da familia das anacardiáceas que é original da América Central e a América do Sul.


Dessa planta existem mais de 18 espécies, que podem ser encontradas no nosso país. A árvore da siriguela, passa a se frutificar nos meses de outubro e novembro, e a sua colheita pode ser feita em dezembro até o mês de janeiro. Esse fruto é popular nas seguintes regiões : Nordeste do Brasil, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e no Distrito Federal. Existem inúmeras formas de consumir a siriguela, como : na forma de sorvete, a fruta natural e preparar o suco da fruta. Além de um sabor maravilhoso, a siriguela é rica em : carboidratos, cálcio, fósforo e ferro, as vitaminas A, B e C.
Fruto em processo de amadurecimento
Fruto madura tem sabor adocicado


A siriguela é indicada nos seguintes tratamentos:
• No alívio de espasmos;
• No tratamento da diarreia;
• No tratamento da disenteria;
• Alivia os sintomas da febre;
• Previne os gases;
• Auxilia os tratamentos de anemias
• Fortalece a imunidade
• Trata inflamações;
• Faz a limpeza de feridas;
• Trata queimaduras;
Fruto verde tem sabor cítrico

É fonte rica em vitaminas A, B e C, além, de conter um alto teor de cálcio, fósforo e ferro. Além de ser composta por antioxidantes, substâncias que agem combatendo os radicais livres, moléculas que podem gerar doenças e até mesmo tumores. Quando relacionamos siriguela a tumores, ainda não se sabe se existe nessa fruta, valores consideráveis de antioxidantes para prevenir a doença. Uma coisa é certa, a siriguela ajuda no tratamento de complicações intestinais. Pois essa fruta contém uma enorme quantia de fibras, que ajudam com o desempenho do intestino e ajuda a reduzir as taxas de colesterol.




*Crédito das fotos: Jacy Santos

Fonte bibliográfica:
http://beneficiosnaturais.com.br/siriguela-beneficios-e-propriedades/